A criança e o adolescente são como os primeiros filósofos da História: ávidos por conhecer. Não é exagero dizer que todo adolescente age no mundo como um pequeno filósofo. O que é isto? De onde veio? De que é feito? Por que é assim? Por que muda? Por que permanece? Atualmente, a Filosofia, que tem 2.500 anos de existência, virou disciplina escolar. Talvez isso assuste e tolha a realização do potencial da Filosofia de estimular a criatividade, a experimentação e a liberdade do pensamento. Eis aí o desafio: levar o jovem a descobrir o filósofo que existe dentro de si, para que adquira desde cedo o hábito de perguntar, indagar, questionar. Fazê-lo perceber seus primeiros espantos e suas próprias descobertas, com liberdade para o questionamento constante, para que exerça a vocação de todo ser humano na direção do conhecimento.A criança e o adolescente são como os primeiros filósofos da História: ávidos por conhecer. Não é exagero dizer que todo adolescente age no mundo como um pequeno filósofo. O que é isto? De onde veio? De que é feito? Por que é assim? Por que muda? Por que permanece? Atualmente, a Filosofia, que tem 2.500 anos de existência, virou disciplina escolar. Talvez isso assuste e tolha a realização do potencial da Filosofia de estimular a criatividade, a experimentação e a liberdade do pensamento. Eis aí o desafio: levar o jovem a descobrir o filósofo que existe dentro de si, para que adquira desde cedo o hábito de perguntar, indagar, questionar. Fazê-lo perceber seus primeiros espantos e suas próprias descobertas, com liberdade para o questionamento constante, para que exerça a vocação de todo ser humano na direção do conhecimento.A criança e o adolescente são como os primeiros filósofos da História: ávidos por conhecer. Não é exagero dizer que todo adolescente age no mundo como um pequeno filósofo. O que é isto? De onde veio? De que é feito? Por que é assim? Por que muda? Por que permanece? Atualmente, a Filosofia, que tem 2.500 anos de existência, virou disciplina escolar. Talvez isso assuste e tolha a realização do potencial da Filosofia de estimular a criatividade, a experimentação e a liberdade do pensamento. Eis aí o desafio: levar o jovem a descobrir o filósofo que existe dentro de si, para que adquira desde cedo o hábito de perguntar, indagar, questionar. Fazê-lo perceber seus primeiros espantos e suas próprias descobertas, com liberdade para o questionamento constante, para que exerça a vocação de todo ser humano na direção do conhecimento.