Esta obra discute a temática muito atual da avaliação universitária que hoje preocupa e envolve a muitos setores do governo e da sociedade e mantém sob tensão especialmente o meio universitário. Pretende-se pôr em questão, para compreender, um movimento que, sob muitas óticas, propõe-se a tentativa de, por um lado, curar o ensino superior, em especial a universidade, de seus males crônicos e reiteradas crises, e, por outro, inegavelmente, adequar a educação superior aos ajustes promovidos na esfera econômico-política, de que o imperativo da modernização e da globalização da economia, a transformação da ciência, tecnologia e informação em forças produtivas, o advento do neotaylorismo na produção e do neofuncionalismo administrativo na reforma do Estado seriam algumas dentre tantas de suas marcas específicas. Foi para responder a um conjunto de questões o que se deve entender por avaliação institucional ou universitária no contexto de mudanças estruturais e do Estado, por que razões se resiste a esse movimento com bravura ou a ele se adere sem nenhuma crítica, por exemplo que os autores nesta obra reunidos escreveram seus textos. Não se trata de enfoques uniformes, antes, de uma pluralidade de pontos de vista sobre essas e outras questões que cada autor quis responder, enriquecendo o debate e, em última instância, pondo a avaliação universitária em questão. Este livro não se atém apenas à crítica ético-política de conceitos e de práticas. A partir do exame de estudos e experiências concretas de avaliação institucionaI, levantam-se hipóteses, fazem-se sugestões, numa palavra, põe-se a mão na massa e toma-se partido