Sempre priorizando a diversidade de linguagens, e entendendo linguagem num sentido amplo, este livro dá continuidade ao trabalho dos volumes anteriores.

Suas unidades apresentam um texto como eixo principal e outros textos que complementam o estudo do tema proposto por esse primeiro, acrescentando a ele novas perspectivas. Assim, O pagador de promessas, de Dias Gomes, divide uma unidade com Giafrancesco Guarnieri, em um trecho de Eles não usam black-tie - textos importantes da dramaturgia nacional. Em outra unidade, as propostas giram em torno de Edgar Allan Poe e de um texto extraído da internet.

Em "Linguagem nova", o aluno é parte ativa. A todo momento é solicitado a relatar, opinar, discutir, escrever e reescrever, elaborar e reelaborar conceitos, compartilhar o conhecimento. A coleção traz, no final de cada volume, um suplemento: Atividades com jornal, rádio, televisão e internet, que, além da possibilidade de uma análise comparativa das linguagens de cada mídia, dá elementos para um trabalho de criação.