Apesar do interesse manifesto que demonstram inúmeros práticos pelas intervenções educativas, que teriam em conta a dimensão do desenvolvimento da aprendizagem, é forçoso constatar que relativamente poucas pesquisas científicas sobre o desenvolvimento do adulto foram realizadas, e mais directamente no que toca à educação ou à formação dos adultos. Por outro lado, os conhecimentos gerados relativamente aos tipos de desenvolvimento dos adultos pelas pesquisas realizadas noutros campos de estudo ou de prática, tais como o da psicologia do desenvolvimento, da saúde, da gestão dos recursos humanos, do trabalho social, do estudo das mulheres, da orientação, da ética e mesmo da educação em geral, também não parecem ter, até hoje, sido objecto de sínteses exaustivas, que teriam sido elaboradas à atenção de educadores e educadoras de adultos. No plano teórico, quanto à aprendizagem dos adultos, o facto de não tomar suficientemente em consideração a relação dinâmica que se supõe, contudo, entre os processos de desenvolvimento e os processos de aprendizagem que caracterizariam esses tipos de aprendizes, parece constituir uma importante lacuna. O objectivo da presente obra é, pois, analisar, nesta óptica, alguns aspectos particulares da relação sinérgica, que pode existir entre determinados tipos de desenvolvimento e determinados tipos de aprendizagem que se produzem em adultos. Este projecto permite definir pistas de pesquisa prioritárias, realizáveis e fecundas relativamente à nossa compreensão dos processos ou dos produtos da aprendizagem dos adultos, numa perspectiva de desenvolvimento.CLAUDIA DANIS é professora agregada em andragogia na Faculté des Sciences de l Éducation da Universidade de Montreal. interessa-se, entre outros, pela autodidaxia individual e colectiva em meio social, bem como pela aprendizagem e pelo desenvolvimento pessoal e profissional do adulto. CLAUDIE SOLAR é professora agregada no Département de Psychopédagogie et d Andragogie da Faculté des Sciences de l Éducation da Universidade de Montreal. Doutorada em Andragogia, trabalha desde 1973 nos meios comunitários e institucionais da educação dos adultos, como formadora e como gestora.