A Permanência dos Alunos na EJA: um olhar na dimensão política, social e o fator motivacional representa uma releitura do trabalho de tese desenvolvido pela Professora Miriam Aparecida Ricetti para obtenção do título de Doutora em Educação pela Universidad de La Empresa, no Uruguai, em 2013. Discute as finalidades de uma Política Pública de Educação de Jovens e Adultos, a eficácia dos procedimentos instituídos, bem como os resultados obtidos pelos alunos. A Autora analisa o alto índice de evasão escolar na EJA - Educação de Jovens e Adultos em Escolas Municipais que oferecem a Fase II do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e busca respostas sobre as causas da desistência / evasão. A Autora aponta a importância do fator motivacional para erradicar a evasão escolar destacando estudos sobre a natureza da motivação e sua importância no comportamento e permanência dos alunos na escola. Descreve as contribuições de autores como Paulo Freire e Myles Horton, as políticas educacionais e as dimensões políticas e sociais das Diretrizes Curriculares da EJA, caracterizando o cenário das ações e a natureza das demandas que desafiam a Pedagogos, Professores e Gestores das Escolas esperando contribuir para a construção de novas competências organizacionais e pedagógicas.