Este livro apresenta uma abordagem que pouco se assemelha à maioria dos livros de psicologia da educação. Sua principal característica é conduzir o leitor por um trajeto que começa no interior dos paradigmas da psicologia. As idéias de Freud, consolidadas na psicanálise, as concepções de Pavlov, Watson e Skinner, que resultaram no comportamentalismo, e as preocupações epistemológicas de Piaget, ao elaborar sua psicologia genética, são analisadas em sua condição de paradigmas científicos, antes de mais nada. Ao longo do percurso que analisa cada uma dessas correntes, o leitor vai sendo colocado gradualmente diante das contribuições que esses pensadores ofereceram, e ainda oferecem, à prática educacional. Segundo o autor, esta é a melhor maneira de compreendermos as relações da psicologia com a educação, bem como os limites existentes entre essas áreas. De outro modo, ficaríamos à mercê de um saber fragmentário e carente de fundamento. Os paradigmas da psicologia vistos neste livro são problematizados, especialmente no que diz respeito às concepções de sociedade que cada um deles contém. Isto é necessário, pois o trabalho do educador diz respeito diretamente à inserção do indivíduo na sociedade. Por isso a psicologia não pode ser vista como a ciência do indivíduo, como se fosse possível concebermos um ser psicológico pairando acima das realidades sociais.