Intercessões entre papel, atribuição, mediação e prática pedagógica dos tutores presenciais na formação continuada de professores a distância, aponta algumas definições e conceitos que abrangem o termo educação a distância (EaD) e o seu caráter polissêmico. Apresentamos uma reflexão sobre o significado do tutor e as mudanças advindas do uso das tecnologias da comunicação e informação (TICs) que passam a demandar novos papéis e atribuições para esses profissionais. Destacamos o vasto o campo de estudos e publicações sobre a formação de professores na educação a distância, mas tivemos dificuldades de encontrar pesquisas que abordam a prática pedagógica do tutor presencial, despertando-nos o interesse por elaborar um breve estado do conhecimento sobre esse assunto. A ênfase dada a tutoria no Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica na UFV/Programa Nacional Escola de Gestores aponta que com o desenvolvimento da EaD, configuraram-se novos papéis e atribuições dos profissionais diretamente envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem nessa modalidade. Buscamos identificar as mediações pedagógicas efetivadas pelos tutores no processo de promover a aprendizagem d@s cursistas na perspectiva da construção de conhecimentos na formação continuada de coordenadores pedagógicos na modalidade a distância. Em diálogo com a literatura pertinente a temática, tomamos a visão dos tutores e cursistas, sujeitos partícipes do referido Curso. Assim, oferecemos nossas reflexões, buscando apresentar contribuições para o campo da educação a distância, destinando-se não só aos pesquisadores e professores, mas a todos que se preocupam com a melhoria da prática pedagógica.