Há uma tendência global entre as faculdades de Engenharia de oferecer aos estudantes conhecimentos sobre projeto no começo do curso. Essa iniciativa, no entanto, tem encontrado como barreira o escasso material didático existente adequado aos estudantes do ciclo básico de graduação. Projetos de Engenharia - Uma Introdução foi lançado para atender a essa necessidade, tendo como base um dos maiores e mais bem-sucedidos programas de projeto de Engenharia, oferecido pela University of Toronto, no Canadá. O livro é composto por módulos curtos, cada um abordando um resultado de aprendizagem específico e conectado aos demais módulos. Enfatiza a definição dos problemas e do escopo aliada a um processo de solução criativa, deixando em segundo plano as práticas de projeto mais tradicionais e baseadas em códigos. Bastante abrangente, a obra inclui material relevante sobre comunicação, estratégias de equipe e gerenciamento de projetos. Sua abordagem baseia-se na premissa de que o design thinking (pensamento de projeto, em tradução livre) compõe o ciclo básico de formação em Engenharia. Nesse sentido, ajuda a modelar o entendimento das demais disciplinas de acordo com a prática profissional, o que estimula e motiva os estudantes durante todo o curso.