Este livro oferece mais um instrumento de análise e avaliação das empresas por meio do sistema de informações gerado pela Contabilidade, notadamente, nos aspectos sociais. Trata-se da Demonstração do Valor Adicionado, uma demonstração que vem merecendo especial atenção por muitas empresas ao longo da última década e, mais recentemente, tornou-se obrigatória para as companhias abertas, a partir de 2008, conforme determinação da Lei nº 11.638/07. Analisa a Demonstração do Valor Adicionado como fonte de informação da geração e distribuição da riqueza da empresa, apresenta indicadores gerenciais, além de abordar sua importância no ambiente macroeconômico. As autoras apresentam, utilizando a Demonstração do Valor Adicionado, um método alternativo para calcular o Produto Interno Bruto (PIB), considerando um dos principais grupos de agentes econômicos de um país: as empresas. Apresentam, ainda, uma conciliação entre o método de cálculo proposto e o método utilizado pelo IBGE, órgão responsável pelas contas nacionais no Brasil, para o cálculo do PIB. Livro recomendado para profissionais das áreas de Contabilidade e Economia. Leitura complementar para as disciplinas Contabilidade Geral, Contabilidade Avançada, Análise de Balanços e Contabilidade Social ou Nacional, dos cursos de graduação e pós-graduação em Contabilidade e Economia.