Este livro aborda temas voltados à reflexão da educação básica no cenário educacional brasileiro na atualidade. Analisa as políticas públicas e práticas pedagógicas, para além do discurso neoliberal. Ao adentramos em nossas salas de aulas, nos diferentes níveis de ensino da educação básica, observamos que grande parte do referencial teórico que fazem parte o processo de formação de professores não se articula à prática pedagógica no cotidiano de nossas escolas, bem como, muitas políticas são traçadas de cima para baixo, descontextualizadas da realidade educacional brasileira. Busca-se trazer reflexões, nesta obra, a partir de temas que fazem parte dos cenários da educação básica no sentido de superar-se a incorporação de concepções descontextualizadas de nossa realidade, que trazem no seu bojo elementos de modismos que se implementam sem fundamentação teórica consistente, atendendo aos modismos e ao marketing no universo educacional, na perspectiva de políticas públicas e práticas pedagógicas na educação básica para além do discurso neoliberal, ou seja, com possibilidades para uma ação transformadora. A obra pode ser um subsídio importante para profissionais da área da educação, estudantes universitários, gestores educacionais, pesquisadores na área de ciências humanas e Organizações não governamentais, no sentido de proporcionar possibilidades de debate, compreensão e de suporte para captação de novos problemas de pesquisa relativos à educação básica brasileira.