O ofício do professor é complexo! E mais complexo se torna quando se pretende uma mudança no modo de educar. Os conceitos da pedagogia tradicional, transformados em senso comum, têm suscitado a crença de que o bom educador é aquele que leva mais alunos à aprovação nos provões de fim de ano, moldando atitudes e expectativas para a preservação do sistema vigente. Assim, o aprender se torna sinônimo de sacrifício, abnegação, boa memória, racionalidade, objetividade e rigidez, renunciando à dimensão poética da vida. Esse modelo de educação mostra-se defasado em relação à sociedade atual, exigindo dos educadores uma pedagogia que não limite, mas, sim, edifique os jovens, visando a desenvolver suas características humanas em todas as dimensões - jovens que saibam pensar, que saibam dialogar, ouvindo diferentes pontos de vista, que tenham o prazer de aprender, para que saibam dominar as suas habilidades emocionais, cognitivas, poéticas e espirituais. Os artigos que compõem este livro mostram as múltiplas possibilidades criativas de abordagem didática, contornando os obstáculos do sistema e da formação disciplinar. Com este livro, os leitores que abraçarem a utopia de uma humanidade melhor terão subsídios para fazer a sua própria criação didática, dialogando com o novo e transformando-se juntamente com seus alunos.