A coleção tem como eixo norteador o ensino da língua como produção e recepção de discursos. A obra oferece situações didáticas que possibilitam aos alunos operar sobre a própria linguagem, e ao professor intervir nesse processo como mediador das reflexões construídas no espaço escolar. Os volumes estão divididos em unidades temáticas, cada uma delas composta de capítulos organizados em torno de diferentes gêneros textuais. Os temas apresentados para discussão em cada volume são adequados à faixa etária dos alunos e propiciam a prática da análise e da reflexão, visando despertá-los para a participação social crítica e autônoma. Cada capítulo se constitui de seções cujos objetivos são: a prática de audição e de leitura de textos orais e escritos; a prática de produção de textos orais e escritos; sistematização gramatical. Propõe situações de comunicação que levam o aluno a praticar efetivamente os gêneros textuais que circulam socialmente. O projeto didático-pedagógico contribui para o desenvolvimento de diferentes habilidades e competências dos alunos e permite que o professor desempenhe papel ativo e crítico em sala de aula. A linguagem é adequada à faixa etária a que se destina e contribui para que os alunos avancem em suas habilidades e competências leitoras. Textos e imagens são variados e formam um conjunto de qualidade, correção e atualização das informações científicas e gerais que apresentam, auxiliando na construção de conceitos e favorecendo, também, a ampliação das habilidades leitoras dos alunos. Assim como na abertura de cada unidade, a seção de abertura do capítulo apresenta textos verbais e/ou não verbais e questões cujo objetivo é resgatar o conhecimento prévio dos alunos sobre o gênero e o tema a serem trabalhados no capítulo. Sugestões de vários tipos de produções que estimulam os alunos a ampliarem o próprio universo cultural.