Quando iniciamos a pesquisa para o Curso de Doutorado em Ciências da Educação, na Universidad Evangelica del Paraguay- UEP, tínhamos uma certeza: o desafio era enorme, mas a certeza no alcance dos objetivos era maior ainda. Com certeza, a construção do Diagnóstico Municipal Ambiental de um município de pequeno porte, como Iuiú-BA, situado no semi-árido nordestino, teve como eixo norteador a Educação para o Desenvolvimento Sustentável e, por finalidade, a redução dos impactos ambientais diagnosticados, identificando e potencializando atividades sustentáveis para o município. Com esta finalidade construiu-se o diagnóstico ambiental do município. Como passo inicial foi feita uma seleção dos indicadores que a comunidade loco-regional iria se basear, apontando possíveis caminhos a serem percorrido. Na pesquisa analisou-se o espaço ambiental no município de Iuiú-BA desenvolvendo metodologia própria apoiada nos princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, usando opiniões dos atores sociais, destacando: professores municipais e presidentes de associações rurais. É importante destacar que o diagnóstico construído possibilitou o estabelecimento dos referenciais históricos, socioculturais, econômicos, educacionais, ambientais e da saúde municipal, aliadas as feições fisiogeográficas do município de Iuiú, onde foi possível evidenciar os aspectos referentes: à geomorfologia, ao relevo, ao clima, à temperatura, à vegetação, à fauna, ao solo e à aptidão agrícola, determinando sua realidade. Os caminhos investigativos percorridos caracterizou o espaço sócio-ambiental do município do Iuiú, detalhando os aspectos de impacto de cada local analisado, onde foram investigadas as potencialidades e os impactos ambientais principais, existentes no município. Isto possibilitou a proposição de atividades sustentáveis ou medidas mitigadoras para os impactos negativos analisados e descritos.