Este manual tem por objetivo auxiliar o aluno que aprende redação comercial, e ainda o profissional de empresas, a empregar a norma culta da linguagem em textos empresariais bem feitos, claros, corretos e atualizados. A linguagem empresarial passa por atualização frequente, de acordo com normas propostas por grandes empresas, que equacionam a redação a aspectos como espaço, tempo e agilidade de informações. Essas propostas são aceitas na medida em que vão sendo cada vez mais utilizadas, impondo-se como preferência e, com isso, consolidando-se, fazendo parte de Dicionários e de gramáticas. Nem todos os manuais, no entanto, incluem essas novas formas, conforme aqui elas se apresentam. Redigir é comunicar-se utilizando a escrita. Aprender a redigir é capacitar-se a superar os limites da comunicação oral. Por isso, saber escrever e dominar a escrita implicam, sem dúvida, ampliar as possibilidades de participação social e cultural do homem, no seu tempo e no seu meio. O sistema de comunicação das empresas, de acordo com a linguagem aí empregada, pode ou não colaborar para o êxito das negociações, dependendo de dois aspectos fundamentais de redação - eficiência e eficácia. Por eficiência compreendem-se os meios e os recursos linguísticos utilizados na comunicação empresarial, para se atingir plenamente os objetivos a que essa comunicação se propõe e, só então, diz-se que o texto tem eficácia. Assim, eficiência diz respeito aos meios e eficácia, aos fins alcançados. A metodologia utilizada ateve-se, de preferência aos textos práticos, com modelos formalizados, a fim de facilitar a compreensão dos usuários.