Combina o estudo do jornal, fornecendo dados históricos e teóricos, com a análise de textos jornalísticos e sugestões de trabalhos práticos com o jornal em sala de aula. A autora, que vem desenvolvendo vários experimentos didáticos com professores da rede pública, apresenta minuciosamente as partes do jornal e de que modo ele é preparado, e como sua leitura crítica pode transformar as aulas de português numa atividade divertida e proveitosa. A utilização do jornal na sala de aula é uma técnica reconhecida. Auxilia na aquisição da linguagem, na ampliação do vocabulário, na capacidade de analisar discursos e na própria inserção do aluno, como cidadão, na sociedade, além de predispô-lo favoravelmente à leitura de livros. Como o título revela, a preocupação desta obra não é com a teoria, mas com a prática em sala de aula. Ensina a ler, de maneira crítica, todas as partes do jornal, das manchetes aos suplementos, da economia à cultura, da política ao cotidiano. Apresenta minuciosamente o jornal, explica o modo como ele é preparado, e mostra como sua leitura crítica pode transformar as aulas numa atividade divertida e proveitosa.