Ao ler este livro, a primeira pergunta que me ocorreu foi: que caminhos as autoras percorreram ao escrevê-lo? Na sucessão das páginas, fica claro o entrelaçamento de dois caminhos: com leveza e naturalidade, elas dialogam com o mundo da pesquisa e o da docência. Argumentações teóricas e atividades práticas pertencem a uma mesma tessitura, refletindo a vivência de estudos enriquecida pela prática docente desperta, alimentada pela curiosidade criadora. O livro permite uma viagem em que os leitores são convidados para um encontro surpreendente com a geometria e com pequenos geômetras mapeando trajetos promissores de iniciação à geometria desde muito cedo. Os convidados especiais a lerem este livro são, em primeiro lugar, aqueles que se encantam com a inventividade da criança, ainda pequenina, ao explorar o próprio corpo em interação com os objetos que povoam seu espaço. Nesta dimensão, ele vai além dos domínios escolares. Entre leitores seletos, vale destacar as educadoras que atuam na Educação Infantil, sempre cuidadosas na busca de bons desafios para as crianças e para si própria.