Promover o pensamento crítico dos alunos é um objectivo a atingir, no contexto de diferentes disciplinas, em vários níveis de ensino. Eles irão viver e actuar num mundo onde cada vez mais é preciso usar as capacidades de pensamento crítico nomeadamente para resolver problemas e tomar decisões. Este livro, além de um foco teórico que clarifica e fundamenta o ensino do pensamento crítico, tem também uma componente prática fornecendo sugestões sobre como promover, na sala de aula, o desenvolvimento das capacidades de pensamento crítico dos alunos. CELINA TENREIRO VIEIRA é professora do segundo ciclo do ensino básico de Matemática/Ciências da Natureza. Tem também desenvolvido actividades docentes no campo da Formação de Professores do primeiro ciclo e de Ciências e Matemática do segundo ciclo do ensino básico. Tem realizado investigação na área do pensamento crítico e da formação de professores, área onde se inscreve a sua tese de mestrado que constitui parte substancial deste livro. Além de vários artigos publicados e comunicações apresentadas em congressos/encontros a nível nacional e internacional, tem desenvolvido actividades como co-investigadora em diferentes projectos de investigação em educação.