Motivação nas organizações foi entregue ao seu público, pela primeira vez, há mais de duas décadas. Outras edições e reimpressões surgiram nesse intervalo de tempo como resposta ao interesse dos seus leitores. Esse interesse fez também nascer esta quinta edição, que foi cuidadosamente atualizada quanto às suas fontes de referência bibliográfica e ampliada quanto à abrangência do assunto devido às novas descobertas no campo do comportamento organizacional. Algumas pessoas ainda duvidam de que não se consegue motivar ninguém. Como conseqüência, trabalhar com pessoas motivadas exige estratégias especiais. Nesta obra, buscou-se comprovar por que promessas de prêmios ou ameaças de punições podem comprometer perigosamente o bom desempenho das pessoas no trabalho, bem como gerar problemas à continuidade e à eficácia nos negócios. No mundo globalizado e em perpétua mudança, cada vez mais o potencial produtivo de cada pessoa representa o diferencial entre as empresas. Esse diferencial só existe caso se possa contar com pessoas verdadeiramente motivadas. A motivação das pessoas é, dessa forma, mais valiosa para as empresas do que para essas próprias pessoas que precisam trabalhar, quer estejam motivadas ou não. Portanto, é preciso guiar-se por novos parâmetros e reformular velhos paradigmas na administração do potencial energético representado pela busca da satisfação motivacional. A motivação depende tão-somente da pessoa e do trabalho que faz, não daquelas coisas que cercam esse trabalho.