As recentes comemorações alusivas a uma nova etapa cronológica da humanidade nos envolvem certamente numa atmosfera de historicidade, conferindo-nos a sensação de estarmos vivendo o limiar de uma nova era. Isto por si só nos remete a uma reflexão que se dirige aos três momentos de nossa trajetória: na tematização do presente, concorre a perspectiva de um futuro capaz de preservar a experiência do passado. Pela sua própria índole, a educação merece especial atenção nestes momentos em que se lançam as bases para uma nova visão da trajetória civilizatória da humanidade. É por intermédio do processo formativo ensejado pela escola como instrumento de socialização do saber e instância de sua produção, no diálogo de gerações em sintonia com o mundo, que as novas possibilidades podem ser abertas tanto para as gerações em curso quanto para as futuras. Aqui residem a preocupação e o fio condutor dos diversos capítulos que compõem Educação Brasileira: desafios e perspectivas para o século XXI, obra escrita por um grupo de professores do Departamento de Educação e Ciências do Comportamento da Fundação Universidade do Rio Grande, RS. Que uma sociedade desejável também seja possível é mais do que um tema acadêmico, é acima de tudo um propósito digno de esforço humano, para o qual o leitor da presente obra encontrará subsídio e motivação.