De acordo com a American Psychiatric Association (APA), 6% das crianças, em idade escolar, apresenta Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). É um dos transtornos desenvolvimentais mais frequentes e um dos principais problemas de saúde na população infantil. Nesta obra, além de abordar questões gerais envolvendo o processo de Desenvolvimento Humano e Desenvolvimento Motor, apresentaremos também, os principais temas referentes ao fenômeno (TDC). No Capítulo I discutiremos sobre aspectos gerais referentes ao desenvolvimento humano. O Capítulo II e III apresentaremos questões específicas do processo de desenvolvimento motor, em especial, os modelos representativos deste processo. Também abordaremos aspectos históricos envolvendo os estudos sobre o Desenvolvimento Motor. O Capítulo IV é dedicado aos principais fatores relacionados ao Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, como: conceituação, etiologia, subgrupos, prevalência, coocorrências, impactos no dia a dia, questões neurais e a intervenção. No Capítulo V debateremos sobre os instrumentos e testes de avaliação, o processo de identificação e a padronização do principal teste utilizado neste processo. Finalmente, no Capítulo VI teceremos nossas considerações e as sugestões para estudos futuros.