Este livro trata de concepções, de formação, de histórias e políticas de pós-graduação e de avaliação, assim como de indicadores de produção, de consciência crítica, de valores e dos problemas e embates existentes no contexto da pós-graduação e da pesquisa, em razão das transformações recentes no campo da educação superior no cenário mundial. A formação de pesquisadores e de docentes deve processar-se de forma transparente e com critérios de qualidade compatíveis com as exigências estabelecidas pelo campo acadêmico. Reúne estudos e pesquisas de intelectuais do Brasil, de outros países da América Latina e da Europa que analisaram o tema da avaliação da pós-graduação, visando contribuir com o debate acerca de concepções, experiências, determinações e teorizações que estão se processando nas últimas décadas. A obra examina o sistema de avaliação da pós-graduação e da pesquisa, assim como as mudanças na produção docente, na proposta de formação e no desenvolvimento do campo educacional. Os artigos se dedicam, também, ao exame da política e da gestão da pós-graduação a partir dos vários ângulos pelos quais estes intelectuais veem a construção do cenário político nacional com todos os movimentos, avanços e recuos.