O ensino integrado de História e Geografia conduz o processo de aprendizagem de modo que o aluno construa sua identidade e conquiste seu espaço como cidadão.
As noções de tempo e espaço - bases do ensino de História e Geografia - são fundamentais para a construção da cidadania. Assim, a partir do espaço em que vive e da sua experiência cotidiana com os grupos de convivência, o aluno descobre que desempenha papel determinante na construção da história do seu tempo.
A proposta da coleção é criar oportunidades para que o aluno possa refletir, entender, opinar e concluir, percebendo que vive num mundo em constante transformação.
Com base na leitura de textos, na interpretação de fotos, ilustrações, mapas, gráficos e outros recursos didáticos, o aluno parte de situações concretas que conduzem à construção e à elaboração de conceitos.
O trabalho interdisciplinar está presente ao longo dos quatro volumes, em textos, imagens e atividades que integram conteúdos de Língua Portuguesa, Ciências, Educação Artística e Matemática.

Os volumes 3 e 4 (segundo ciclo) desenvolvem dois grandes eixos: História das organizações populacionais e Urbano e Rural: modos de vida.
Os temas transversais - ética, saúde, orientação sexual e, especialmente, meio ambiente e pluralidade cultural - encontram-se integrados aos conteúdos desenvolvidos.
Todos os volumes apresentam um glossário e sugestões de leitura para o aluno.
No final de cada volume, há um suplemento especial com textos e atividades que enriquecem os conteúdos trabalhados.
Capítulos deste volume: Conhecendo o município; Relembrando o passado; Descobrindo a cidade; A vida longe das cidades; O trabalho no campo e na cidade; Brasil brasileiro; Viajando pelo Brasil.