O livro A escola significativa e o professor diante do aluno traz elementos para a compreensão da afetividade e do conhecimento do professor em relação ao aluno, bem como da comunicação e do diálogo que estabelecem no contexto de uma escola significativa para o aluno. Assim como os demais livros da coleção A escola significativa, tem como propósito fornecer as bases de uma escola possível e que supere um cenário tenso, de desinteresse e de desencanto tanto pela escola, como pelo aprendizado escolar, que tem caracterizado tão comumente as escolas de nosso país. A coleção A escola significativa oferece fundamentos teóricos e instrumentos de análise para temas que marcam o dia a dia da escola, com ênfase na escola pública e seus desafios, contribuindo para a gestão da escola e a didática em sala de aula. As soluções propostas estão pensadas com base na articulação entre três eixos: uma atitude empática em relação ao professor e às suas dificuldades, uma compreensão teórica da escola e das dificuldades apontadas pelo professor e, por fim, uma concepção pedagógica que valorize alunos, educadores e instituição escolar.