Este estudo foi elaborado por solicitação da Comissão de Integração Universidades-Sistemas de Ensino, do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (CONSED). Além de fazer um diagnóstico fundamentado nos dados quantitativos sobre as funções docentes nos níveis do ensino fundamental e médio, contextua estes dados no cenário social em que se produziram e no cenário que se descortina em função de mudanças no perfil e nas relações de trabalho em geral. Contendo uma análise sobre a qualidade da formação dos professores e seus impasses crônicos, com base nas pesquisas realizadas sobre licenciaturas e habilitação para o magistério a nível médio, oferece a oportunidade de se contrastar os problemas constatados neste âmbito com os dados quantitativos, levantando também questões quanto a carreira, salário, auto-estima e valor social dos professores. Numa perspectiva construtiva e de levantamento de possibilidades, traz a descrição de experiências renovadoras na formação de professores que estão sendo desenvolvidas em vários pontos do país, em instituições diversas. Na sua parte final, tendo por base as análises feitas, apresenta implicações concretas dessas análises e uma reflexão sobre algumas ideias norteadoras para se pensar a formação de professores nesse mundo movente e impreciso que se descortina para o século XXI.