Hoje tornou-se claro que os projetos de aprendizagem ao longo da vida e espaço europeu de educação contêm a ambição de edificar novos contornos, instituições, processos e relações sociais de educação: uma ordem e modelos mundiais, envolvendo uma governação pluriescalar e novas agendas políticas de inscrição global. Destes arranjos institucionais dependerá em boa medida o que continuaremos a entender como educação: um bem transaccionável de acesso condicionado à capacidade aquisitiva dos clientes ou um direito humano universal, a educação continuará provavelmente envolvida com a criação e o desenvolvimento dos sujeitos e das comunidades humanas. Nessa medida, a educação/ aprendizagem ao longo da vida e o espaço europeu de educação contêm aspirações e virtualidades que os constituem como objetos e projetos político-cognitivos em tensão e portadores de conflitos e ambivalências que continuaremos a confrontar. Hoje tornou-se claro que os projetos de aprendizagem ao longo da vida e espaço europeu de educação contêm a ambição de edificar novos contornos, instituições, processos e relações sociais de educação: uma ordem e modelos mundiais, envolvendo uma governação pluriescalar e novas agendas políticas de inscrição global. Destes arranjos institucionais dependerá em boa medida o que continuaremos a entender como educação: um bem transaccionável de acesso condicionado à capacidade aquisitiva dos clientes ou um direito humano universal, a educação continuará provavelmente envolvida com a criação e o desenvolvimento dos sujeitos e das comunidades humanas. Nessa medida, a educação/ aprendizagem ao longo da vida e o espaço europeu de educação contêm aspirações e virtualidades que os constituem como objetos e projetos político-cognitivos em tensão e portadores de conflitos e ambivalências que continuaremos a confrontar.