Este livro com artigos escritos pelas alunas e alunos do Curso de Especialização em Educação do Campo, realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco através do Colegiado de Ciências Sociais, objetiva contribuir com o debate sobre as ações do estado e da sociedade civil na implementação da educação destinada aos povos do campo. Os temas nele abordados compreendem questões em vários âmbitos como diversidade étnico-racial, gênero, região, cultura, meio ambiente e educação, analisados do ponto de vista da necessidade de se oferecer às crianças e jovens do campo uma educação ao mesmo tempo plena e contextualizada, diferenciada daquela oferecida a quem vive nas cidades. É urgente o enfrentamento do desafio de integrar e valorizar os saberes populares na perspectiva de uma ética social na qual se afirme a realidade educacional no e do campo, trazendo para a mesa de discussões as lutas dos movimentos sociais por um ensino vivo que desconstrua paradigmas preconceituosos e injustos, revertendo a visão "urbanocentrista" do campo como espaço de atraso. Campo e cidade podem e devem se complementar, respeitando-se as especificidades de cada lugar, sem hierarquia, tendo como orientação o direito dos povos do campo ao acesso universal à educação e a legitimidade dos processos localmente significados.