O Século 21 é um tempo de mudanças estruturais na sociedade, que atinge não somente as esferas política, econômica e social, mas também hábitos e comportamentos. Hoje, estamos cada vez mais conectados aos recursos tecnológicos e mídias sociais e a escola - enquanto instituição de ensino - tem a necessidade de estar mais contextualizada com as demandas do mundo contemporâneo. Quando falamos em inovação, não basta apenas disponibilizar equipamentos de última geração nas escolas e oferecer qualificação e treinamento aos profissionais que atuam na educação, na verdade, a inovação necessita atingir a gestão pública, a mentalidade de governantes, pais, professores, enfim, toda a comunidade escolar. A proposta que surge com este livro é justamente pensar o atual momento da sociedade brasileira, da educação e os entraves que impedem um maior desenvolvimento, além de lançar "provocações" de cunho filosófico e pensar junto com leitor sobre a tarefa de construir a Educação em outros moldes, onde os professores tenham melhores condições de trabalho e haja uma real preocupação com a aprendizagem. Durante a nossa caminhada frente aos desafios do mundo contemporâneo são trazidos muitos dados atualizados e informações pertinentes, além de problematizar e estimular o pensar crítico diante dos problemas e desafios que são crescentes no século 21, época em que houve a consolidação da globalização, expansão da tecnologia, mas, lamentavelmente, ainda temos que conviver com antigos problemas sociais que estão longe de ser superados pela humanidade.