A ciência é como uma centelha em palha seca, uma vez acesa, coloca em movimento uma série de eventos que se sucedem exponencialmente. Esta explosão de conhecimento é alimentada pela interação entre as diferentes ciências, o que se chama interdisciplinaridade, e, quanto mais troca de conhecimento houver, maior o crescimento do saber. O primeiro capítulo deste livro ressalta a importância desta interação interdisciplinar e como o orientador é um vértice catalisador desse processo. O segundo capítulo é um exemplo dessa interação, pois procura relacionar conhecimentos oriundos de duas ciências: a educação e a administração, fazendo emergir um modelo focado no relacionamento interpessoal. O terceiro capítulo logra defender a ideia de que a integração de três distintas ciências (Direito Tributário, Matemática e Contabilidade) podem produzir algo maior do que a mera soma de seus conhecimentos específicos, algo que pode resultar em ações também éticas e solidárias. Um exemplo desta ação ética que advém da interação entre ciências díspares é o quarto artigo, que igualmente articula conhecimentos de enfermagem, educação e administração para fomentar a ideia de que a prática de saúde deve incorporar atitudes de humanização, onde o paciente não é tido apenas como um número, mas considerado em sua dignidade, atitude que deve estar presente já na formação escolar dos diferentes profissionais da saúde.