O livro apoia-se na pesquisa de doutorado em Ciências da Educação, realizado pela autora na Universidad Americana, em Assunção, Paraguai, cujo título foi revalidado pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO e nos 30 anos de experiência dela como educadora musical em escola pública (Colégio Pedro II) e particular (Externato Coração Eucarístico). Apresenta alguns conceitos sobre ética-estética, destacando pensadores que se debruçaram sobre esta ideia para, em seguida, fundamentar o diálogo como a base do conhecimento. Prossegue analisando as relações entre a construção de um sujeito autônomo (ético), segundo a Psicogênese de Jean Piaget, e a de um indivíduo criativo e crítico (ético/estético), segundo a Psicopedagogia Musical de Violeta de Gainza. Por fim, considerando os três níveis da educação básica, demonstra por meio de propostas de atividades musicais, pautadas nos princípios apresentados, como a Educação Musical estará comprometida com a construção de um indivíduo autônomo capaz de fazer escolhas positivas (biófilas) para o seu viver de modo a contribuir, por ressonância, para o bem-estar coletivo e, por consequência, para um viver em paz e harmonia.