A experiência de educação ambiental proposta durante a execução desse trabalho tem como elo fundamental o contato do indivíduo com a natureza. Tanto a natureza meio quanto a natureza indivíduo. As atividades propostas tem caráter de exercício tanto lúdico quanto científico. E atende as expectativas que se têm em relação à educação social e transformadora. Ou seja, apresenta como recurso de aprendizagem o exercício teórico e prático social construtivista. Atendendo as necessidades de alunos que ao nascerem no núcleo urbano perderam a referência e contato com os espaços naturais e vivem relações sociais conturbadas. Fatos que exigem dos professores atuais observações muito mais sensíveis em relação ao que se espera da aprendizagem. Para o bom desempenho do professor na atualidade é preciso mais que o saber e a capacidade de ensinar, sendo necessário preparo e amparo de práticas e conhecimentos pedagógicos disponíveis. E ao investigar as necessidades de seus alunos, ele perceba que a relação com o meio pode ser o princípio de um processo de aprendizagem significativo e de sucesso tanto escolar quanto protagonista.