Neste livro o autor aborda os principais conceitos teóricos que o guiaram para uma análise semiótica de ilustrações jornalísticas, em sua pesquisa realizada entre os anos de 2003 e 2005. Trata especialmente da semiótica de Charles Sanders Peirce (1839-1914), tratando das noções que são ferramentas para estudos voltados aos aspectos estéticos e para diversas áreas, entre as quais as da Arte e da Comunicação. Elucida de forma introdutória os principais conceitos da ciência que trata dos signos, especialmente levando em conta o conceito de ícone e sua problematização, sem ignorar a inserção destes onceitos no conjunto de uma obra filosófica de maior abrangência. São apreciadas as concepções das categorias fenomenológicas peirceanas (primeiridade, secundidade e terceiridade), os aspectos constituintes do signo (representamen, objeto e interpretante) e as classificações sígnicas, em que se insere o conceito de ícone. Este trabalho busca estabelecer conexões entre a semiótica e a possibilidade de seu uso para reflexões sobre as imagens e sua respectiva forma de produção de sentido. Também aborda conceitos da área da estética e da História da Arte, somando ainda apreciações de textos dos autores Roland Barthes (1915-1980) e Umberto Eco (1932-), que se voltaram diretamente para questões relativas à Arte e à Comunicação.