Escrever cartas, até pouco tempo atrás, era um hábito comum e um dos meios de comunicação mais usados pelas pessoas. As cartas possibilitavam trocas de informações, partilhas de carinhos, segredos, angústias, soluções de problemas, conhecimentos, registros, além de contarem histórias pessoais e histórias de povos e civilizações. Com o avanço da tecnologia e o aparecimento de outras formas de comunicação, a escrita de cartas tem sido abandonada no Brasil e no mundo. Entretanto, muitas pessoas resistem e continuam escrevendo cartas como forma de interação umas com as outras, e trocas de conhecimentos. Este livro foi produzido por estudantes da disciplina Trabalho Escolar e Produção Social do Conhecimentodo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, seus(suas) orientadores(as), docentes de universidades de São Paulo e da Bahia, e um docente de universidade da Espanha. Os resultados mostraram que as cartas são recursos que promovem a escrita criativa para os(as) alunos(as) do Ensino Superior, da Educação Básica e de diferentes contextos educacionais. As cartas são documentos históricos e didáticos para educação.