Dividido em cinco partes (Modernidade e identidade sob o olhar contemporâneo; Culturas, linguagens e diversidade; Linguagem e ensino: (des)construção de identidade e subjetividade; As novas linguagens e os sujeitos nos espaços e Reflexões sobre nós e o novo), este livro se propõe a traçar um panorama amplo dos estudos a respeito dos temas da identidade e da subjetividade em um momento contemporâneo dominado pela relativização das fronteiras entre conhecimentos diversos e, especialmente, entre espaços, grupos, indivíduos e sociedades. Desde o conceito de identidade, passando pelo cinema, a teoria literária, a educação básica e a superior, questões raciais, neurolinguísticas e do processo civilizador até chegarmos a uma reflexão sobre a fusão de individualidade e coletividade propiciada pelo surgimento da internet, as abordagens teóricas e as reflexões deste volume vão além dos horizontes inicialmente previstos pelo Ciclo de Estudos em Linguagem (CIEL) – que originou os textos aqui publicados. Elas lançam mão de diversas áreas do conhecimento para indagar quem e o que somos diante da modernidade e de seus reflexos, não esperando obter respostas prontas e fechadas, mas para nos levarem a entender o valor do próprio questionamento.