Esta obra é uma reflexão sobre ensino superior e integração educacional entre países sul-americanos, denominada: Reformas do ensino superior brasileiro e seu impacto nas demandas do cone sul: a questão do reconhecimento de diplomas de pós-graduação obtdos na região. Tem como seu principal objetivo estudar os impactos causados no ambiente da integração regional, após o conjunto de reformas no ensino superior promovidas pelo governo brasileiro a partir de 1995. Nela analisou-se o dilema criado pela dificuldade de qualificar de imediato no Brasil quase 40 mil docentes com a titulação de mestres e doutores, bem como as repercussões advindas de um modelo de pós-graduação criado em instituições de ensino superior da Argentina e do Paraguai não equivalentes ao modelo brasileiro, para suprir as exigências na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira de 1996. A obra repercute os entraves que impediram o reconhecimento pelo Brasil dos diplomas lá obtidos por docentes em busca obrigatória de titulação. Especificamente demonstrou-se que essas reformas contribuíram para melhorar os níveis de ensino e a qualidade dos docentes na pós-graduação quando os sistemas de pós-graduação do Brasil, Argentina e Paraguai dialogam e se equivalem. Por fim, a obra resgata as preciosas contribuições dos Professores José Flávio Sombra Saraiva, articulador do Mercosul Educacional enquanto assessor do Ministro da Educação do Brasil, Murilo Hingel no Governo Itamar Franco, Martônio Mont’Alverne Barreto Lima, então Coordenador da área de Direito da CAPES e das Professoras Gladys Beatriz Barreyro e Elizabeth Balbachevsky ambas da USP, para a compreensão e aperfeiçoamento do ensino superior de pós-graduação brasileiro com vistas a um sistemático, consolidadoe efetivo processo de integração educacional regional.