O primeiro volume do livro "Amazônia em diálogo:..." objetiva promover o diálogo de professores/pesquisadores de diferentes estados da região amazônica e/ou de professores/pesquisadores da região amazônica com professores/pesquisadores de outras regiões do país. Cada capítulo foi produzido de forma a possibilitar a discussão sobre a formação de professores pelo viés dos "ensinos de..." o que permitiu a escolha do título: "Amazônia em diálogo: da formação às práticas docentes na Educação Básica". Entendemos que a presente temática tem sido alvo de muitas pesquisas e publicações e, por isso, este campo de estudos se apresenta como um desafio para profissionais que atuam na Educação, especialmente para aqueles que são responsáveis pelos processos formativos que ocorrem nas Universidades e que repercutem nas escolas e, principalmente, nos espaços das salas de aulas, por meio das práticas pedagógicas desenvolvidas. Assim sendo, acreditamos que o diálogo entre pesquisadores da amazônica, assim como de outras regiões do país, poderá contribuir significativamente com as demais reflexões e estudos já produzidos nos últimos anos sobre a temática em tela. Apresentamos, então, aos leitores a "Amazônia em diálogo", com a expectativa de que esta iniciativa possa estimular o lançamento de novos/outros olhares à temática por parte de pesquisadores e docentes que se preocupam com a qualidade da educação, não só na Amazônia, mas em todas as regiões de nosso país.