Tendo por pano de fundo a pesquisa Cultura, modernidade e linguagem: O que lêem e escrevem futuros professores e seus mestres, a teoria crítica da cultura e da modernidade e o debate sobre políticas de leitura, escrita e de formação docente, as autoras buscam aprofundar as questões relativas às práticas de leitura e escrita de professores e alunos. O compromisso de apresentar os achados às escolas estudadas e a todos os que desejam formar leitores e pessoas que gostem de escrever é o motivo básico dessa publicação. Esperamos que o livro e as indagações expostas provoquem a reflexão crítica sobre a prática e contribuam para o trabalho da escola. Esse livro é dirigido a professores e futuros professores interessados no trabalho com a linguagem e no ensino da alfabetização, da leitura e da escrita. Destina-se sobretudo aos que atuam na formação de professores no ensino médio e superior, em disciplinas como Metodologia da Linguagem, Didática da Linguagem, Metodologia da Alfabetização, Métodos e Técnicas de Alfabetização e Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa