Em uma obra precisa e ao mesmo tempo controversa, Harry Brighouse lança um questionamento central para a reflexão de pais, educadores e formuladores de políticas públicas: afinal, qual é a missão da escola? De início, seu principal ponto de crítica está na ideia de que as instituições de ensino devem formar os futuros profissionais. Ele também refuta o pressuposto de que os professores precisam reafirmar os valores culturais de origem dos estudantes.
A partir desse direcionamento, e utilizando uma língua acessível e expositiva para o melhor entendimento de seus argumentos, Brighouse desenvolve a sua concepção sobre a educação. Para ele, os professores precisam desenvolver a capacidade de reflexão da criança, de modo que a permita fazer seus próprios julgamentos sobre os valores que irá adotar na vida. Por mais que esse pensamento pareça o mais lógico a ser seguido, há grande resistência ainda por parte de pais e educadores para se distanciar da ideia de uma escola que prepare o aluno para o trabalho. E é precisamente por reflexões como esta que o livro de Harry Brighouse merece ser lido: ele traz novos ares para todos que acreditam ainda no poder libertador da Educação.Neste conciso e polêmico livro, Harry Brighouse se propõe a discutir uma questão que aflige pais, educadores e formuladores de políticas públicas: qual deve ser a missão da escola? Sem hesitar, o autor assevera um ponto de vista bem definido e questiona tanto a ideia de que a instituição de ensino deve preparar futuros profissionais para o mercado, quanto o pressuposto de que os professores precisam reafirmar os valores culturais de origem dos estudantes.