O livro mostra o valor da Gestão de Pessoas para as organizações, como geradora de produtividade, e de diferenciação em relação à concorrência, e como fator de aumento da competitividade. O texto evidencia que as metodologias e práticas citadas ao longo do texto podem gerar: lideranças mais competentes; organizações mais competitivas; empresas mais eficazes e mais humanas; pessoas mais criativas e mais felizes. Também correlaciona Gestão de Pessoas com Economia Global, Sociedade do Conhecimento, Visão, Estratégia, Cultura e Sistema de Gestão, mostrando que dependem do desenvolvimento de lideranças e do aperfeiçoamento, motivação e retenção dos colaboradores. O autor expõe que teorias e práticas de comportamento humano e organizacional estão associadas aos grandes temas da Gestão Moderna, entre os quais destacam-se: Estratégia, Governança Corporativa, Cultura Organizacional, Ética, Gestão da Qualidade, Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Inovação. Adicionalmente, a obra demonstra que Gestão de Pessoas demanda, entre outras coisas: Administração da Remuneração; do Treinamento & Desenvolvimento; da Educação Continuada e da Avaliação do Potencial e do Desempenho. Destaca ainda a associação da Gestão de Pessoas com o aperfeiçoamento do Capital Humano e Intelectual através de Assessment e Coaching, do conhecimento da Inteligência Emocional e Social e da criação de uma Learning Organization Obra recomendada para profissionais e executivos de várias áreas (Marketing, Vendas, Finanças, Produção e Logística), que têm a necessidade de liderar pessoas. Leitura complementar para as disciplinas Gestão de Pessoas, Liderança e Comportamento Humano e Organizacional dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração, Psicologia, Economia, Ciências Contábeis, Marketing e Engenharia.