Este livro é resultado de muitos encontros, com paixão nas nossas aulas junto aos queridos estudantes. A necessidade deste compêndio perpassa pelo desejo de contribuir com a formação dos estudantes da saúde, conteúdo esse que remete à interprofissionalização, à área de superposição, à coleta de dados objetivos e subjetivos sobre a condição de saúde de um paciente. O roteiro aparece no momento de elaboração da tese de doutorado realizado na Escola de Enfermagem da USP sobre orientação da prof.ª Emília Campos de Carvalho com Título Ensino do Exame Físico por diferentes estratégias e vem sendo utilizado na disciplina de semiologia desde 1998, com excelente resultado. O guia se expressa como uma conexão com os demais livros textos de exame físico, servindo ainda ao profissional de sequência lógica para descrição dos dados, revisão de técnicas necessárias para cada seguimento e /ou estrutura que compõe o exame como todo. Ressalta que a técnica utilizada para o exame não difere entre os profissionais, apenas no grau da especificidade e da complexidade que compete a cada categoria. Esperamos que este guia multiplique e intensifique as experiências de realizar o exame físico para efetividade dos diagnósticos de saúde de seus pacientes.