Este livro discute como os valores trabalhados na escola podem contribuir para uma convivência na diversidade e amenizar a intolerância. Desta forma, busca-se responder as seguintes indagações: será que os valores, representados pelos Direitos Humanos e contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, conseguem causar alguma mudança na maneira do(a) educando(a) enxergar o outro? Os valores contribuem para melhorar a compreensão do que seja a diversidade cultural? É possível que o estudo de valores torne os(as) educandos(as) mais conscientes e tolerantes? A tolerância, a identidade e a diversidade cultural são temas fundamentais para entender a sociedade e criar atitudes ou ações para um convívio mais pacífico, bem como para promover uma sociedade fundamentada no respeito; consequentemente, com menos preconceito e menos discriminação. É proposta deste livro analisar estes temas. O estudo de valores pode contribuir para a formação humanística e cidadã do(a) educando(a). Nesse sentido, pretende-se buscar a relação entre os valores e a tolerância, com o objetivo de desenvolver educandos(as) que possuam uma consciência voltada aos Direitos Humanos.