A área educacional tem uma singularidade bastante específica: ela é plural, heterogênea. Isso quer dizer que estudar a Educação permite refletir acerca de vários temas diversos, em que ora se encontram, ora se desencontram. Esse hibridismo contribui para pensar a Educação de formas diferentes, inclusive porque esse processo se faz de inúmeras maneiras, com múltiplas características. Pensando assim, o livro DIÁLOGOS: TEMÁTICAS EM EDUCAÇÃO I busca apresentar alguns desses possíveis campos de discussão, destacando aspectos basilares da prática educativa. Formação de professores, ensino, aprendizagem, tecnologias educacionais, políticas públicas, legislação, inclusão educacional, história da Educação: todos esses objetos são lembrados e debatidos neste livro. Organizado por um conjunto de diferentes mãos e saberes, essa obra objetiva evidenciar alguns conceitos e propor problematizações acerca desse fenômeno tão conhecido, mas que ainda há muito a ser estudado: a Educação. Sendo assim, esse volume oferece uma oportunidade para reflexões fundamentais, destacando que esse diálogo ainda tem muito conhecimento a ser explorado. Boa leitura.