O método Multissensorial, Fônico e Articulatório é aplicado oficialmente nos USA, Europa e nos países que aparecem no topo da lista do PISA (Pesquisa Internacional de Avaliação dos Estudantes). Em julho de 2003 foi mostrado o desempenho de 41 países em relação à leitura e o Brasil ficou em 37º lugar. Dados que comprovam as formas ineficazes de alfabetização no Brasil, fazendo-se necessária a implementação de um material pedagógico-clínico que supra as inabilidades e dificuldades de parte dos estudantes brasileiros que, na maioria das vezes, são excluídos do ensino formal por apresentarem alguma dificuldade específica no aprendizado escolar. Sabe-se que as crianças disléxicas há uma deficiência fonológica que interfere no reconhecimento das palavras. Em consequência disso o leitor disléxico não consegue aplicar sua habilidades cognitivas na compreensão do significado de uma palavra, pois ele se detém ( ou demora muito tempo na identificação da palavra). O Método Fônico auxilia diretamente para suprir essa dificuldade, pois propicia um ensino sistemático e explícito sobre como as letras se relacionam com os sons, a segmentação das palavras, identificação de sílabas; as pistas estão na própria palavra e não no contexto. Após algum tempo a criança terá elementos suficientes para analisar e identificar novas palavras que lhe são apresentadas. É preciso reconhecer que, especialmente para crianças com dificuldade, as habilidades essenciais para o desenvolvimento da leitura devem ser ensinadas de maneira adequada, pois, caso contrário, essas crianças chegarão às séries mais avançadas sem conseguir ler e com sérios prejuízos emocionais. O Kit é composto de 3 volumes, sendo um caderno Multissensorial com o alfabeto em relevo e mais um dvd auto explicativo de todo o material.