As crianças que apresentam nas suas brincadeiras condutas típicas do sexo oposto são motivo de preocupação por parte dos adultos e a ideia de que elas se tornarão indivíduos com escolhas sexuais diferenciadas, põe em causa os conceitos estabelecidos pela sociedade. De facto, quando isto acontece, torna-se im-portante descortinar se estes comportamentos são apenas exploratórios e passageiros, ou se reflectem problemas relacionados com o desenvolvimento da identidade de género da criança. Este livro procura, através de indicações preciosas sobre a cultura lúdica das crianças e as diferenças de género, esclarecer algumas dúvidas existentes no âmbito do desenvolvimento da criança e a influência de factores psicológicos, sociais e culturais relacionados com o jogo/brincar espontâneo. PAULA RODRIGUES, natural de Luanda, Angola, é mestre pela Escola Superior de Educação Física da Universidade do Rio Grande do Sul, Brasil, licenciada em Educação Física pela Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade do Porto e pós-graduada em Transtornos do desenvolvimento da infância e da adolescência pelo Centro Lydia Coriat, Porto Alegre, Brasil. Tem trabalhos publicados no Brasil e em Portugal. Actualmente é coordenadora do curso de PEB 2.° Ciclo - variante Educação Física da ESE Jean Piaget de Arcozelo.