É com satisfação que vejo a obra de Maria Audenôra das Neves Silva Martins: Cantigas de roda: o estético e o poético e sua importância para a educação infantil chegar às mãos dos educadores. A autora, cuja identidade é marcada pelo lúdico, o estético e o poético, mostram-nos como as Cantigas de roda introduzem a criança num universo de alegria, prazer e liberdade, através das quais ela sente o verdadeiro prazer de brincar, e como atividades coletivas e partilhadas, favorecem a educação social e afetiva da criança. Murmuradas, cantadas, jogadas, dançadas, esses pequenos poemas embalam a infância da criança, ligando-a à cultura, proporcionando-lhe momentos privilegiados de emoções partilhadas. É através deste folclore infantil que a criança dá seus primeiros passos no mundo da literatura, da arte, do canto, da dança. Como a autora mostra em sua obra, a criança entra em contacto com uma grande variedade de gêneros, cada um ocupando sua função e lugar específicos em seu universo afetivo. Cada cantiga tem sua história, cujo desdobramento narrativo permite explorar fortes e contrastados sentimentos, passar do medo e do espanto ao maravilhoso. Essas pequenas composições exercem forte atração sobre a criança, oferecendo-lhe momentos de grande prazer, pela impregnação de seu ritmo, pela magia da melodia e das rimas. Enfim, um mergulho da criança no poético e no estético. Bem-vinda, portanto, esta obra sobre Cantigas de roda. Possam nossos educadores saber explorá-la para que aquele mundo de encantamento, alegria e prazer com que as crianças tanto sonham, se concretize em seu processo educativo.