São muito escassas as intenções para formular uma história do educação ambiental para além das obrigatórias referências às reuniões internacionais, a propósito do tema, que têm vindo a ter lugar desde a reunião de Estocolmo em 1972. Assim, o autor considerou pertinente elaborar um trabalho que estivesse mais de acordo com o coniunto de acontecimentos que marcaram os rumos em que navega a Educação Ambiental, no presente. Tratam-se de acontecimentos que se devem articular não só por estarem no campo económico, político ou cultural, mas porque se encontram nas margens do que é considerado a educação ambiental. O autor sustenta que a Educação Ambiental se construiu precisamente nessas margens e por isso defende que é necessário que se consiga que a população mundial tenha consciência do meio ambiente, por ele se interesse bem como pelos seus problemas e que, para tanto, conte com uma verdadeira Educação Ambiental que lhe outorgue os conhecimentos, aptidões, atitudes, motivações e deseios necessários para trabalhar individual e colectivamente na busca de soluções para os problemas actuais e para prevenir os que poderão surgir no futuro. EDGAR GONZALEZ GAUDIANO, licenciado em Engenharia Química e Doutor em Ciências da Educação é Diredor Geral do Centro de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, do México. É Assessor do Ministro do Ambiente, Recursos Naturais e Pescas do México.