Este livro tem um compromisso com a educação pública, gratuita e socialmente referenciada. Nele, os estudiosos se esforçaram por sintetizarem e organizarem um pensamento articulado com um sentimento epistemológico de mudança social. Não há um pacto com a neutralidade. O livro é claro. A episteme e as práticas são transdisciplinares e nesse compósito prescindem de pactos com a hegemonia burguesa. O pensamento revolucionário está posto. O que se deseja é a emancipação através dos diferentes itinerários formativos. Os professores caminham trilhas diversas, por isso, têm muito a contribuir com olhares múltiplos. O livro também considera as práticas transdisciplinares a partir do momento em que compreende que as políticas públicas não são um bloco monolítico, mas, um campo da pesquisa social pluridisciplinar. Assim, o livro Políticas Públicas em Educação: episteme e práticas tem um compromisso social e ético com a transformação da realidade social. Por meio de pesquisas científicas, os estudiosos comparecem e referendam uma forma particular de análise da realidade educacional brasileira em que a crítica é a chave que abre o campo reflexivo. É claro no livro o entendimento da educação como política pública e, portanto, passível de análise e mudança. Por fim, convidamos o ledor e a ledora para adentrar nos temas relativos à gestão da educação, à qualidade de ensino e ao papel do Estado na educação, fundamentando-se em textos que refletem a riqueza e o rigor das análises, e, acima de tudo, a possibilidade de transformação da realidade.