singularidade. medite na expressão “a filosofia é a mãe de todas as ciências”. mas o que seria de todos os ramos científicos com a sua respectiva origem, sem a escrita? e não é nada mais, nem nada menos do que “a linguística textual e o ensino de língua portuguesa” que serão tratados em essa suprema obra. onde no capítulo 1. tratará sobre refletindo sobre o ensino tradicional de língua portuguesa, no trabalho com a leitura, trabalho com a escrito, no trabalho com a gramática o capítulo 2. abordara a linguística textual: um pouco de história 1ª fase – análise transfrástica, 2ª fase – gramáticas do texto, 3ª fase – teorias do texto o capítulo 3. fala sobre assumindo uma nova prática de ensino de língua portuguesa em sala de aula, no trabalho com a leitura, no trabalho com a escrita, no trabalho com a gramática o capítulo 4. repensando a avaliação, apresentará as avaliações diagnóstica e classificatória, o papel do professor, o objeto da avaliação e o capítulo 5. sugestões metodológicas para o ensino de língua portuguesa prática da leitura na escola, prática da produção de textos, trabalho com a gramática.