Neste segundo volume da série "ECOTURISMO", a ênfase está no padrão de negócio a ser estabelecido, de forma a ser trabalhado sobre uma ótica, contrária, às que vêm sendo praticadas em setores diversos do turismo, apresentando objetivos e peculiaridades que devem ser o diferencial dos produtos dessa área. As propostas de atividades apresentadas culminarão com o planejamento, gerenciamento e implantação de empreendimentos direcionados à comercialização de produtos ecoturísticos, com padrão de qualidade conceituados por diversas instituições do Brasil e do exterior. Para auxiliá-lo, a obra abrange alguns temas como Estrutura Básica de um Empreendimento Ecoturístico, Plano de Viabilidade Ambiental, Perfil do Empreendedor, Restrições ao Desenvolvimento do Ecoturismo, Pesquisa e Tendências do Mercado, entre outros. Como um tema interessante e abrangente, esperamos que os assuntos aqui tratados possam subsidiar, com informações técnicas, os empresários que já possuem a propriedade para investir no setor e, também, àqueles que já atuam neste ramo e estão sempre buscando informações, bem como aos interessados no assunto, desde ecoturistas, viajantes aventureiros e estudantes de áreas correlatas, que pretendem se aprofundar neste negócio do novo milênio.