Sonhos provocam desejos, direcionam necessidades e indicam caminhos. Assim, conhecer histórias, descortinar cenários, escutar falas, enaltecer vozes e se emocionar com o despencar de lágrimas é extremamente gratificante para aqueles que vivem na perspectiva de buscas. As inquietações da infância, os porquês, a procura por respostas, transforma nossa condição de meros expectadores de realidades, o que altera nosso olhar sobre a dinâmica da vida e da postura que assumimos enquanto ser social e coletivo em constantes processos de mudanças. MULHERES E ESPAÇO RURAL: narrativas, trajetórias e sonhos no reencontro com a escola, nasce em meio às incompreensões e buscas de respostas. O livro apresenta uma leitura sobre a vivência escolar de mulheres adultas do rural, narradas através de suas histórias de vida e as dificuldades que elas enfrentam para concluir o processo de escolarização. As populações do espaço rural brasileiro ficaram historicamente relegadas a propostas educacionais sem especificidades e originalidade territorial, voltadas, muitas vezes, a programas e projetos de rápida duração sem a devida atenção aos contextos dos quais faziam parte, não promovendo mudanças estruturais para a melhoria da qualidade de vida das pessoas do campo e por consequência, as expulsavam da escola, ou as incentivavam a buscar outras condições de vida, trabalho e estudo nos grandes centros urbanos, acentuando o analfabetismo e o êxodo rural. Ávidas por maiores e melhores oportunidades, acreditam que o processo educativo e a conclusão dos estudos na escola contribuem para a superação de sua condição de vida no espaço rural onde vivem. Com o desejo de uma vida melhor pra si e para seus familiares, as estudantes que habitam as páginas dessa obra transbordam subjetividades, alicerçam a alma de esperanças, enaltecem suas vozes, se empoderam e externam ao mundo as marcas de suas sofridas, mas vitoriosas trajetórias.