A abordagem dos conteúdos ocorre sempre em progressão, com um mesmo assunto que se distribue ao longo de cada semestre e do ano letivo, aprofundado-se a cada ano escolar. Os quatro blocos de conteúdos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) se integram e se articulam: Números e Operações, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação. O bloco Números e Operações busca ampliar o conceito de números e estudar os diferentes significados das quatro operações e as relações entre elas. Espaço e Forma apresenta a beleza e a riqueza das formas, modelos e movimentos, centrando o trabalho na realização de atividades exploratórias das figuras geométricas. Já o bloco Grandezas e Medidas prepara o aluno para a matemática do dia-a-dia, com toda a relevância social que isso implica. Finalmente, o bloco Tratamento da Informação permeia toda a obra, por desenvolver habilidades abstratas como análise, síntese, previsão e leitura. Os quatro blocos são desenvolvidos com base em estratégias para a resolução de problemas, jogos, trabalhos em grupo, discussões coletivas, análise de erros e acertos, leitura e registro. As atividades de resolução de problemas são propostas tendo como base contextos significativos para o aluno, dando margem a que o professor explore os processos de resolução próprios dos alunos.